domingo, 16 de novembro de 2014

Univitelinos ou Bivitelinos

Você sabe a diferença de Gêmeos Univitelinos ou Bivitelinos?

Univitelinos

Os gêmeos Univitelinos são formados quando um espermatozóide fecunda um ovulo e após a fecundação ele se divide, formando dois embriões. São os chamados Monozigóticos.
Os Gêmeos univitelinos obrigatoriamente terão o mesmo sexo, pois carregam a mesma carga genética, ou seja, serão duas meninas ou dois meninos.
Em 90% dos casos de gêmeos univitelinos, há só uma placenta, o que pode acarretar maiores complicações, pois, além de dividirem os nutrientes necessários para seu desenvolvimento, a circulação sanguínea de ambos se comunica através dessa placenta e por dividirem os nutrientes pode acontecer de um feto se desenvolver mais que o outro, levando a uma grande diferença de peso e tamanho. Nos 10% restantes, em que cada um tem a sua placenta, a provabilidade de ocorrer um problema é sempre menor.

Bivitelinos


Os gêmeos bivitelinos são formados quando a mulher produz 2 óvulos e 2 espermatozóides diferentes fecundam esses óvulos, ou seja, é como se a mãe tivesse duas gestações diferentes acontecendo simultaneamente, são chamados dizigóticos. Obrigatoriamente os bivitelinos são de placentas  diferentes. Podem ter o mesmo sexo ou sexo diferentes. A gestação de gêmeos bivitelinos é menos arriscada, exatamente por serem gestações independentes. 


Quando fazemos o ultrassom podemos identificar se são Diamniótico ou Monoaminiótico, Dicoriônico ou Monocoriônico. O que isso quer dizer?

Diamniótico Dicoriônico - Placentas e Bolsas diferentes (Bivitelinos).
Diamniótico Monocoriônico - mesma placenta, porém bolsas diferentes (Univitelinos).
Monoamniótico e Monocoriônico - mesma placenta e mesma bolsa (Univitelinos).




Portanto fica a dica, quando encontrar um casal de gêmeos não pergunte se são idênticos e nem todos os gêmeos do mesmo sexo são idênticos. 

Os cuidados na Gestação de Gemelar é muito importante, pois independente de serem univitelinos ou bivitelinos a gravidez de mais de um bebe sempre é arriscada, mesmo que a mãe não tenha nenhum problema de saúde ou complicação durante o início da gestação vale a pena fazer repouso para tentar levar a gravidez o máximo de tempo possível, pois a grande maioria dos gêmeos nascem prematuros,  e quanto mais repouso a mamãe fizer melhor, para não colocar a vida de seus bebes em risco.

Beijinhos

5 comentários:

  1. Adorei a materia e tomei a liberdade de compartilhar em minha página.
    Parabéns pelo blog.
    Tati Souza

    ResponderExcluir
  2. Ótima explicação!
    Vou ser Mãe de gêmeos bivitelinos,e estou mega ansiosa!😍

    ResponderExcluir
  3. Muito importante essa explicação. Estou gravida de gêmeos univitelinos. Que Deus me abençoe juntamente com meus bebês

    ResponderExcluir